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Há algumas atitudes que podem ser tomadas diariamente pelos pais,
sem maiores sacrifícios ou custos, no que diz respeito à participação na
educação dos filhos – que deve ir muito além do comparecimento à escola
quando chamados ou do simples acompanhamento do dever de casa, que às
vezes se resume à assinatura na agenda.
a) Fale sempre bem da escola. Se ela tem problemas, discuta-os
com ela, não com seu filho. Ele precisa de uma expectativa
positiva em relação à vida escolar, para não se desestimular.
b) Quando seu filho estiver de saída para a escola, abrace-o,
deseje-lhe que aprenda coisas boas, que faça amigos, que tenha
sucesso.
c) Quando seu filho chegar da escola, procure saber como foi o seu
dia, o que ele aprendeu, como se relacionou com o professor,
com os colegas, com outras pessoas.
d) Procure conhecer o professor de seu filho e, se julgar necessário,
passe-lhe informações importantes sobre a criança.
e) Se seu filho teve nota baixa, não espere ser chamado. Vá você
mesmo à escola e procure saber o que está acontecendo.
f) Procure manter com o professor de seu filho uma relação de
respeito, consideração, solidariedade, carinho e, sobretudo, de
cumplicidade na tarefa comum de formar um cidadão.
g) Crie o hábito de observar o material escolar de seu filho. Elogie,
nunca se esqueça de valorizar o que considerar positivo, em vez
de só criticar o que considera negativo.
h) Quando seu filho estiver com dificuldades, procure saber o que
está acontecendo, localize o problema, compartilhe-o com a
escola. Procure não se omitir ou julgar. Seja solidário.
i) Comente com seu marido ou mulher, com tios e avós, os êxitos
escolares de seu filho, por menores que sejam, a fim de que
todos possam parabenizá-lo e reforçar sua auto-estima, seu
autoconceito, sua autoconfiança.
5
Se falta tempo durante a semana, por causa do trabalho, aproveite o fim
de semana para dedicar algumas horas a seus filhos. Uma que seja, porque é
melhor uma hora bem aproveitada do que oito mal aplicadas.
Crie histórias com eles ou peça que eles as criem, mesmo que fiquem
curtas ou comecem pelo fim.
Desenhe histórias. Para criar imagens e ilustrações não é preciso ter
jeito para o desenho. Serve qualquer pincel, tinta, cola, recorte de jornais.
Monte uma pecinha de teatro. Faça com que seu filhos cantem. Deixe
que ajudem a compor os personagens e os cenários. Permita que cada um
interprete de modo pessoal seu papel na peça, deixando que perceba sozinho
traços mais sutis do personagem. Permita que dance e invente novas maneiras
de se comunicar. Não devemos nos preocupar com a repetição exata das
palavras se as crianças forem muito pequenas.
Use e abuse do teatro de sombras, de bonecos.
E, sobretudo, leia histórias. Isso contribui para a criança compreender a
função da escrita e da leitura.
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