Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

ORIENTAÇÕES PARA TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS

ORIENTAÇÕES PARA TRABALHO COM CRIANÇAS PEQUENAS I - Faixa Etária: 0 à 1 ano de idade 1 - INTRODUÇÃO: É bem verdade que nossas Igrejas, em sua maioria, ainda não possuem um espaço adequado para montar um berçário; mas precisamos nos esforçar e usar nossa criatividade para proporcionar aos nossos bebês um lugar apropriado para o seu bom desenvolvimento. É aqui que começa sua educação cristã ... Ao contrário do que muitos pensam, é grande a sua responsabilidade, professor(a)! O bebê precisa de um local arejado, limpo, sem umidade,... Devemos proporcionar-lhe um ambiente saudável e aconchegante. Ele está percebendo tudo o que se passa ao seu redor apesar de ainda não poder verbalizar. 2 - DECORANDO SUA SALA: Utilize desenhos relacionados à vida do bebê. Prepare-os em tons pastel que dão um ar tranqüilo ao ambiente. Você também poderá decorar com fotografias, móbiles, etc. 3 - BRINQUEDOS: A escolha do brinquedo é algo muito importante. Os brinquedos não devem ser duros, nem pontiagudos. Tenha brinquedos de espuma (encapados com tecido ou veludine), borracha, tecido e similares, que não ofereçam perigo aos pequeninos. As crianças nesta idade colocam, com freqüência, os brinquedos na boca. Sendo assim, eles devem ser esterilizados periodicamente. 4 - MÚSICA: Tenha sempre uma música agradável no berçário. Você pode utilizar fitas K-7, instrumentos musicais e sua própria voz. Use ritmos diferentes, gesticule, bata palmas. Isso irá motivar o bebê para novas descobertas. 5 - DESENHO: Só deverá ser dado quando o bebê estiver engatinhando ou sentando com firmeza. Coloque o papel no chão, lápis cera bastão (o mais grosso) e rabisque junto com ele. 6 - HISTÓRIAS: O bebê ainda não compreende histórias como as crianças maiores. Você poderá mostrar gravuras, falar frases, palavras,... A criança irá, aos poucos, associando as formas aos sons. 7 - MOBILIÁRIO: Procure mobilizar sua Igreja (através de campanhas, etc.) e envolva os pais, que são parte diretamente interessada, para equipar o berçário. É importante providenciar: berços completos, cadeirinhas para lanche, corrimão na parede (para aqueles que estiverem começando a ficar em pé) e trocador. 8 - HIGIENE PESSOAL: Combine com os pais para que, a cada domingo, tragam copo, mamadeira e chupeta de seu filho(a) devidamente marcados. 9 - "PINTANDO O SETE": Esporadicamente você poderá usar tinta com os bebês que já engatinham. Deixe-os manipular a tinta com as mãos e depois carimbar para confecção de cartões, ou para pintura de camisa em datas especiais (Dia das mães, dos pais, dos avós...). Lembre-se: Nesta idade a criança necessita de muita atenção e afeto. Mostre todo o amor que você tem ao conviver com estas criCriança que não brinca terá dificuldades em solucionar questões com criatividade na fase adulta". uma infância mal aproveitada, pode culminar em dificuldades na habilidade e aprendizado num futuro próximo. Através dos brinquedos a criança aperfeiçoa uma infinidade de estímulos vitais para sua formação, entre as quais a coordenação motora, criatividade, raciocínio, identidade, autonomia, comunicação, sociabilização (conviver em sociedade), sensação de liberdade e poder, entre muitos outros benefícios, além de preparar a criança para o mundo ensinando como resolver problemas futuros". Um exemplo da educação por meio dos brinquedos são as peças de encaixe. A criança ao tentar elaborar formas através da junção de peças estará praticando um excelente exercício de criatividade (ao imaginar a figura e unir as peças), o raciocínio (ao pensar se aquela peça vai suportar ficar sob a outra), além de um outro fator importante: a transformação do abstrato para o concreto, ou seja, a criança recria sua fantasia num mundo considerado para ela realista. As brincadeiras com massinhas, canetinhas, lápis-de-cor também figuram no mundo mágico infantil. Essas atividades abrem as portas da imaginação e da liberdade de pensamento. É importante que a criança desenvolva sua imaginação criando objetos, figuras e formas. A criança tem que ser vista sempre como criança, nunca ultrapassando fases. É preciso que os pais saibam impor limites e, principalmente, que estimulem o filho a brincar bastante. Pensando nos bebês, justamente por não saberem falar, utilizam-se de outras linguagens sonoras e gestuais. Fique atenta. Para ela todos os sons são um aprendizado. As crianças pequenininhas realizam pesquisas sonoras todo o tempo. Para você que está trabalhando com eles, preste atenção nestes pequenos cientistas dos sons. Quanto ao repertório infantil, considero importantíssimo que se ouça todo tipo de som; daqui e de outras culturas, não se atendo apenas às canções da infância. Afinal, estes cidadãos e cidadãs mirins estão construindo sua paisagem sonora, como diz Schafer. Como organizar sua aula 1. Brinquedo livre Logo que chegam à aula, os bebês podem usar a sala livremente, pegar os instrumentos, tocar o piano, a bateria, teclado. Esta não parece fazer parte da aula, mas é muito importante para que eles saibam o momento em que a aula começa e que precisam estar atentos, por isso o clima de descontração é importante, quando então a professora pede que todos guardem os instrumentos e sentem na roda. 2. Canto de entrada Para as crianças, é quando a aula de fato começa. São cantadas músicas de início de aula, saudação, com os nomes ... ( ex. bom dia amigo; quem quiser aprender a dançar...) 3. Movimento e dança Músicas ainda sem a utilização de instrumentos e com muito movimento devem ser cantadas nesta parte. Algumas com gestos, mostrando as partes do corpo, brincando de roda, se abaixando e levantando. ( ex. serra, serra serrador; cabeça, ombro; 2 patinhos na lagoa; ...) 4. Conjunto instrumental Neste momento os instrumentos são introduzidos e o canto continua, agora acompanhado da bandinha rítmica ( as músicas são livres). 5. Relaxamento e estiramento A aula está quase no final, é hora de acalmar as crianças para o seu término, guardar os instrumentos. Músicas bem lentas são cantadas neste momento para que todos fiquem aconchegados no colo da mamãe e do papai, também podem se espreguiçar e até deitar. 6. Canto de despedida A aula acabou! E as crianças precisam saber disso, por isso cantamos músicas que digam que a aula acabou e que já está na hora de ir para casa, também é hora de calçar os sapatinhos e dar adeus a professora ( ex. eu vou, eu vou ...). No berçário temos toda a estimulação do engatinhar, rolar, andar.Temos tb uma atenção especial com o estímulo da linguagem oral .Para isso falamos o tempo todo , cantamos muito, contamos história com barulhos, utilizamos muito recurso visual( fantoches) brincamos muito de esconder e aparecer, nomeamos o nome dos objetos, no momento do banho falamos sempre vamos lavar o pé ! cadê a barriguinha? É um trabalho de apresentar o mundo a criança e para tal a recreadora tem que ter sensibilidade, e ser tagarela Estímulos para os bebês: “O adulto precisa apresentar o mundo” • Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, yakut... • Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas. • Bolinhas de cheirinho feito com meia calça • Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê. • Tampas de Nescau com figuras. • Cds com figuras, furado e usado como móbile. • Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro. • Janelinhas das sensações. • CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas. • Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula... • Varal das sensações. • Cestos dos tesouros. • Pendulo com bola e elástico colado no teto. • Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida). • Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias... • Marcadores textuais na história narrada pelo educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”. • Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa, rolo com celefane numa ponta para olhar e falar. • Cabides de fita e tampas com gravuras. • Gravuras na altura da criança, no chão, teto... • Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim. • Incentivar as crianças a tocarem a parte do corpo que diz a música. • Móbile de abelha material: novelo de lã asa de balão e antena de palito no anzol, imitar o som da abelha zum, zum...

Nenhum comentário:

Postar um comentário